Doença da língua azul ou bluetongue, sabe reconhecer um animal afetado?

Apesar de identificada pela primeira vez no Brasil há mais de 30 anos, poucos produtores e técnicos sabem reconhecer a doença, causada por vírus (Orbivirus) , chamada de Língua Azul (Bluetongue), causando prejuízos na criação de ovinos e em alguns casos, caprinos. Não é contagiosa e a transmissão ocorre através de vetores, os mosquitos “pólvora” ou “maruins”, do gênero Culicoides.

Bovinos e ruminantes silvestres normalmente não apresentam a doença, mas servem de reservatório para que o vírus seja “distribuído” aos ovinos pelos mosquitos.

Muitas vezes os casos  não são identificados por falta de conhecimento. A ideia é justamente trazer mais informações, uma vez que, apesar do nome Língua Azul, raros são os casos onde esse sintoma (a língua ficar azulada, por cianose) é encontrado. E os possíveis sintomas (papeira, manqueira, edema na face, pneumonia, abortos entre outros) podem ser confundidos com outras doenças. Por isso a importância de conhecer mais, sendo possível diagnosticá-la corretamente.

Abaixo, alguns materiais sobre a doença, desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura de Portugal:

 

Veja esse levantamento da região de Tauá/CE, desenvolvido pela EMBRAPA, em 2017:

Gostou? Quer receber no seu celular as novidades sobre Ovinos e Caprinos? É gratuito:

WhatsApphttps://bit.ly/zapcapril

Telegramhttps://t.me/PortalCaprilVirtual

Marlise Germer

Conhecida pela sua determinação e persistência, Marlise é literalmente apaixonada pelo que faz. Desde pequena sonhava ser médica veterinária e, hoje, o mundo das ovelhas e das cabras é seu paraíso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *