Uso do soro de leite na alimentação de ovinos e caprinos

Para quem produz queijo, o soro é um subproduto que muitas vezes é jogado fora, apesar do seu alto valor nutricional. Para quem tem soro à disposição, pode ser um excelente alimento para ovinos e caprinos.

O soro é rico em proteínas e sua utilização na dieta dos cordeiros e cabritos pode reduzir os custos de produção, melhorando a renda do produtor. Outra vantagem para regiões mais áridas, é que o soro pode substituir em partes a água que seria fornecida para os animais.

No material abaixo, tem mais informações e, inclusive, como fazer a mistura e qual proporção. Além disso, um podcast (áudio) do Prosa Rural sobre o uso do soro de leite. Bom proveito! 😉

 

 

Marlise Germer

Conhecida pela sua determinação e persistência, Marlise é literalmente apaixonada pelo que faz. Desde pequena sonhava ser médica veterinária e, hoje, o mundo das ovelhas e das cabras é seu paraíso.

3 Comentários

  1. Olá. Estou me preparando para criar ovinos. Sou advogado e deixando a profissão para me dedicar a vida no campo. Estou em pernambuco e por incrível que pareça, tenho dificuldade em adquirir ovinos morada nova. Seria possível alguém dá uma dica onde e como conseguir esses animais.Outro fator importante é que eu não sei como participar de algum grupo de criador ou pessoas que possam me orientar nessa nova caminhada minha. Agradeço pelo o espaço e parabenizo pelo o excelente site.

    • Olá Lincoln, sugiro entrares em contato com a Associação aí em Pernambuco para obter informações sobre criadores. Além disso, normalmente o SENAR e o SEBRAE tem cursos e projetos na área de ovinocaprinocultura. Entrando em contato com eles, podes ter saber mais como funciona aí em PE. Desejamos sucesso na nova empreitada! E esperamos continuar contribuindo com informações para ajudar nessa nova fase. Conte com a gente! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *